sexta-feira, 8 de julho de 2011

SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU A DUAS INCÓGNITAS. Outro diálogo improvável

Pai, diz-me uma coisa, porque é que eu tenho que aprender a resolver sistemas de equação a duas incógnitas?
Agora apanhaste-me de surpresa, mas acho que, como quase tudo na matemática, deve servir para resolver problemas?
Que problemas?
Não te sei explicar, mas no teu livro devem estar os problemas que podes resolver com ..., como é que disseste?
Sistemas de equações do 1º grau a duas incógnitas.
Isso, os problemas devem estar no livro.
Pai, tu sabes resolver problemas com sistemas de equações do 1º grau a duas incógnitas?
Não faço a mínima ideia, já não estudo coisas de matemática há muitos anos.
Tu achas que as pessoas que não trabalham na matemática sabem resolver problemas com sistemas de equações do 1º grau a duas incógnitas?
Estás a complicar Sérgio. Acho que só as pessoas que trabalham com coisas da matemática e cálculos é que estarão mais a vontade para resolverem isso de que falas.
Sistemas de equações do 1º grau a duas incógnitas.
Sim, és chato, já ouvi.
Então, se eu não quero trabalhar em matemática e cálculos porque é que tenho de aprender a resolver sistemas de equações do 1º grau a duas incógnitas?
Bolas, porque está no programa e tens que aprender, é por isso.

Foi o que me disse a Setora de matemática. Gosto de explicações claras e já vi que os dois estão de acordo.

Sem comentários: