segunda-feira, 11 de junho de 2012

O AR TEM MUITA FORÇA

Um dia destes, em conversa com o Miguel, um gaiato de oito anos, reparámos como um avião, que já se aproximava do aeroporto de Lisboa, parecia imóvel. A observação levou ao inevitável comentário sobre  a forma como o avião, tão pesado, se sustenta no ar. O Miguel concluiu, "sabes, não parece, mas o ar tem muita força, é muito importante".
Na verdade, fiquei a pensar, como o ar tem tanta força e importância. Todos os dias temos evidências nesse sentido. Sem qualquer espécie de critério vejamos algumas, poucas, situações.
Acho notável o ar sério com que muito frequentemente deputados na AR dizem as maiores barbaridades. O mesmo ar sério com que muitos fazem discursos num sentido e, passado algum tempo, discorrem em sentido contrário.
E que dizer do ar profundo com que muitos opinadores afirmam banalidades e ignorância.
Também me diverte o ar subserviente que se observa naquelas segundas figuras que se deslocam em bando atrás das pessoas importantes em aparições públicas, sobretudo, com câmaras televisivas por perto.
Acho engraçadíssimo o ar, falsamente espantado, com que tantas vezes respondemos "A sério?! Não posso!"
É notável o ar de virgem ofendida e perseguida que alguns figurões, comprovadamente envolvidos em negócios ou procedimentos manhosos, compõem em entrevistas de branqueamento.
Na verdade, Miguel, o ar é muito importante e tem muita força.
Mas importante mesmo, é o ar que os miúdos têm quando sabem e sentem que gostam deles e que deles cuidam.

Sem comentários: