quarta-feira, 5 de março de 2008

PARTIDOCRACIA

Segundo uma sondagem do Correio da Manhã e Aximage, 62.6% dos portugueses acham que o actual sistema partidário não tem reforma. Considerando o nosso habitual cenário político o número até me parece simpático. Se a questão colocada “Pessoalmente, concorda ou discorda da opinião de que o nosso sistema partidário já deu o que tinha a dar”, se a referisse políticos em vez de partidos, creio que a apreciação seria bem mais negativa. De qualquer forma, a sondagem fornece um bom indicador de como o cidadão está cansado e descrente da partidocracia em que se transformou a nossa vida política. A intervenção cívica fora do enquadramento partidário é difícil, não é estimulada e os partidos, genericamente, são organizações fechadas, envolvidos na luta por poderes, pessoais ou institucionais, em que se debatem pessoas e não ideias, projectos e o bem comum. Em termos práticos, os partidos, sobretudo os do chamado “arco do poder”, são basicamente um aparelho e um sindicato de interesses que administra a concessão de favores ou lugares a troco de fidelidades e cumplicidades.
Não será por acaso que as diferentes organizações profissionais promotoras da manifestação de professores a realizar sábado próximo, estão a afirmar repetidamente a rejeição da presença dos partidos nessa iniciativa.
O grande problema, e aqui estou pessimista, é que não vislumbro a possibilidade de mudanças breves neste quadro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que é perfeitamente exequível reformar qualquer sistema partidário.Basta que as pessoas que o compõem assim o desejem. Era também essencial fazer desaparecer do circuito partidário OS ILUSTRES POLÍTICOS EUNUCOS E SEM PRÉSTIMO.Que são muitos!...

A desilusão dos portugueses está bem patente no seguinte: Em 2002 o PSD venceu as legislativas com 2.181.672 votos e as abstenções foram 3.283.025.
Em 2005 o PS obteve e venceu com 2.573.406 votantes: abstiveram-se 3.072.800.

O nosso actual sistema partidário é de uma sandice gritante!
Mas o bom povo português, provinciano e feliz nem dá por isso.

Saudações