terça-feira, 4 de março de 2008

O ENCANTO PELOS NÚMEROS

Certamente por coincidência, numa altura em que se verifica forte contestação a alguns aspectos da PEC (Política Educativa em Curso), a máquina do Ministério da Educação tem publicado alguns dados sobre o desempenho do Sistema Educativo. Entendo que uma correcta análise da realidade e um adequado processo de decisão exigem a recolha e estudo do universo de dados que melhor a suportem sendo a estatística uma ferramenta imprescindível a esse trabalho.
Mas cuidado, a estatística não é a realidade. O relatório da Inspecção-geral de Educação hoje publicado e os números relativos ao sucesso escolar divulgados há uns dias mostram indicadores favoráveis. Óptimo, no entanto, não devem ser vistos de forma encantada e deslumbrada. As escolas mais pequenas (menos de 10 alunos) estão quase todas fechadas. A que preço em algumas situações? Aulas dadas em más condições, transportes não adequados, alternativas com pior qualidade, etc. As actividades de enriquecimento curricular e prolongamento do horário chegaram a 96% das escolas do 1º ciclo. E a qualidade dessa actividades? E a inexistência de recursos humanos com formação ajustada para esse trabalho? E os efeitos potenciais da presença na escola mais de 8h por dia para muitas crianças? Aumento significativo do ensino profissional. E que se sabe da qualidade dessa formação tal como se coloca no famoso Programa Novas Oportunidades. Abaixamento muito significativo do insucesso no ensino secundário. Talvez seja interessante relacioná-lo também com o desaparecimento de alguns exames, produtores de insucesso.
O encanto pelos números é perigoso. Tanto quanto os produtos, interessam os processos.

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