quarta-feira, 9 de maio de 2007

PROGRAMAS E MANUAIS ESCOLARES



Segundo o DN a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, admite que “pode acontecer que nem sempre a qualidade dos programas e dos instrumentos de ensino esteja assegurada e pode acontecer também que alguns programas não tenham a dimensão adequada”. A esta afirmação, proferida durante a Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, a ministra acrescentou estar em curso a revisão dos programas, designadamente de Português e de Matemática. Mais informou estar em preparação legislação sobre o processo de certificação dos manuais escolares, já contemplando as eventuais alterações de conteúdo e/ou de estrutura dos programas.

Para quem conhece a realidade do sistema educativo português no que respeita a programas e manuais, esta parece ser uma boa notícia. No entanto, considerando que esta equipa nos tem habituado à produção de mudanças a um ritmo inimigo da qualidade e da ponderação, frequentemente de forma avulsa e desarticulada, definidas sem que se vislumbre solidez ou sustentação científica e, ao que parece, obsessivamente orientadas para resultados, sem que tenhamos ideias claras sobre o seu entendimento sobre o que serão os resultados, é bom estar atento.

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