segunda-feira, 7 de maio de 2007

DIA DA MÃE, DIA DE MÃE

DIA DA MÃE
(excerto de “Deolinda de Jesus” de António Rodrigues Ribeiro, António Variações)

A minha mãe.
É a mãe mais bonita,
Desculpem, mas é a maior,
Não admira, foi por mim escolhida,
E o meu gosto, é o melhor,
E esta é a canção mais feliz,
Feliz eu que a posso cantar,
É o meu maior grito de vida
Foi o seu grito, o meu despertar
Canção de mãe é sorrir,
Canção de berço de embalar,
Melodia de dormir,
Mãe ternura a aconchegar,
Canção de mãe é sorrir,
Gosto de ver e ouvir,
Voz imagem de sonhar
Imagem viva lembrança,
Que faz de mim a criança,
Que gosta de recordar

DIA DE MÃE
(excerto de “Calçada de Carriche” de António Gedeão)

Chegou a casa
não disse nada.
Pegou na filha
deu-lhe a mamada;
bebeu da sopa
numa golada;
lavou a loiça,
varreu a escada;
deu jeito à casa
desarranjada;
coseu a roupa
já remendada;
despiu-se à pressa,
desinteressada;
caiu na cama
de uma assentada;
chegou o homem,
viu-a deitada;
serviu-se dela,
não deu por nada.
(Foto de Artur Franco)

Sem comentários: