quinta-feira, 13 de julho de 2017

MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS FIGURAS, SEMPRE ASSIM FOI, SEMPRE ASSIM SERÁ. ATÉ QUANDO?

Ao que parece o Governo não estará interessado em ver David Justino reconduzido como presidente do Conselho Nacional de Educação. De acordo com o DN, David Justino afirma ser "perfeitamente natural" a substituição mas admite “não fechar a porta" a um convite para a recondução. Entretanto, na sua página do FB David Justino declara, “NÃO ME AFASTAM! Eu saio de livre vontade e pelo meu próprio pé! Mandato terminado, concentro-me na minha profissão: professor e investigador. A todos os que me ajudaram a fazer do CNE uma instituição respeitada, o meu profundo reconhecimento.
Tudo isto decorre dentro do que em Portugal se entende por normalidade democrática, ou seja, as agendas partidárias comandam o preenchimento dos lugares nas mais variadas funções. Nesta matéria não há santos e pecadores, são todos pecadores, em alternância evidentemente.
Por isso, muitos de nós, olhamos com desconfiança para instituições ou entidades que deveriam ter um papel regulador e consultivo relativamente a diferentes áreas que envolvem o bem-estar e o interesse de todos, a educação é só um exemplo, mas que vêem toda a sua intervenção ser escrutinada em função das agendas particulares que vão passando pelo poder e dos interesses que representam. Curiosamente, em muitas dimensões esses interesses são os mesmos pelo que então se trata apenas de uma questão de alimentar a clientela partidária com alguns lugares de maior ou menor visibilidade conforme o “peso” da figura.
É mau que assim seja e assim continue a ser.
Vamos ver no que dá.

Sem comentários: