quarta-feira, 12 de julho de 2017

COMPOSIÇÃO SOBRE O SUSTENTO

O Sustento é muito importante. A minha avó Leonor dizia que eu seria um homem quando ganhasse o Sustento. Gosto desta ideia, do Sustento. Há homens que não ganham o Sustento, estão desempregados, por isso a vida fica difícil, às vezes insustentável na indignidade. Há muitos Sustentos. Há Sustentos para o corpo, Sustentos para a cabeça e Sustentos para o coração. Precisamos destes Sustentos todos.
Há muitas pessoas que não têm estes Sustentos. Falta-lhes os Sustentos para o corpo que, como sabem, são muito variados. Existem pessoas que vivem sós e não têm o Sustento que as outras pessoas dão. A minha avó Leonor quando vivia só, quis fazê-lo até quase ao fim, dizia que os netos eram o Sustento dela. E também há pessoas que não encontram em si o Sustento de que todos precisamos vindo de dentro para nos sentirmos melhor para fora.
O Sustento também é muito importante para os miúdos. Precisam de adultos à sua beira que os sustentem, com os Sustentos todos. Precisam de pais que sejam um Sustento. É engraçado que quando os pais são bons Sustentos para os filhos, estes também são Sustentos para os pais. Por isso é que a minha avó Leonor se sustentava dos netos.
É bom não esquecer que os miúdos também precisam de professores que sustentem o saber de que necessitam para, lá continuo a citar a avó Leonor, quando crescerem terem e serem um Sustento.
O Sustento é mesmo uma coisa muito, muito importante, torna-se até insustentável a falta do Sustento.
Ao Sustento também há quem lhe chame Projecto de Vida, a tarefa em que não podemos falhar no apoio à sua construção junto dos mais novos, de todos, é claro.

Sem comentários: