terça-feira, 11 de julho de 2017

In DISCIPLINA (NA ESCOLA) HOJE

Estando aqui de volta da preparação de um encontro de amanhã com a estimulante companhia dos Professores Marçal Grilo e David Justino sobre a não menos desafiante questão da "In Disciplina (na Escola) Hoje", na Escola Secundária Fernando Namora, lembrei-me da história dos Retratos do Reguila que já aqui contei, Aqui fica de novo.
Era uma vez um miúdo chamado Reguila, tinha uns onze anos. Na escola, nunca fazia nada sem primeiro pedir que lhe explicassem porquê. Nas aulas, quando os professores explicavam matéria que não conhecia, interrogava-os sobre para que servia o que estava a aprender. Gostava de falar, nem sempre respeitava a sua vez ou o silêncio, quando pedido. Também discutia as regras de funcionamento e nem sempre era fácil convencê-lo de algumas. Quando convencido, apesar de alguns lapsos, cumpri-as. Na escola muitos professores falavam do Reguila. Vejamos algumas opiniões.
Um professor chamado Romântico dizia, “É um miúdo tão engraçado e ingénuo. Tem uma vontade muito firme e não abdica dela, é muito autónomo”.
Um professor chamado Conservador dizia, “É um indisciplinado, tem uma família terrível que não lhe ensina nada e ele não se interessa por nada. Só espero que saia da escola, só cá deve andar quem se interessa e se porta bem”.
Um professor chamado Interessado dizia, “É diferente, como todos os outros, às vezes faz-me perder um bocado a paciência, mas normalmente dou-lhe a volta e entendemo-nos”.
Um professor chamado Indiferente dizia, “Ele que faça o que quer, desde que não me perturbe a aula. A vida é dele, nem todos podem ir longe”.
Um professor chamado Dapoio dizia "O Reguila não é elegível".
Um professor chamado Inexperiente dizia, “Nunca vi um miúdo como o Reguila, sempre a falar e com as ideias dele, tão teimoso”.
Um professor chamado Velho dizia, “É um miúdo que ainda anda à procura de si e vai esbarrando nos outros, é preciso ajudá-lo a encontrar-se”.
Estavam todos a falar do mesmo miúdo, o Reguila.
E o Reguila? Que retrato faria de si?

PS – A organização pediu-me uma frase para o tema. Enviei esta: “Em matéria de (in)disciplina escolar, tal como noutras dimensões dos processos educativos, para promover boas respostas, importa promover boas perguntas. Por outro lado, os bons professores não são os que gerem bem os episódios de indisciplina, são os que têm menos episódios de indisciplina para gerir.

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