domingo, 2 de julho de 2017

HERÓIS DA REVOLUÇÃO

O Presidente da República em intervenção pública na sexta-feira e a propósito da melhoria da situação económica portuguesa afirmou, "Quem muda o país não é o Presidente da República, o primeiro-ministro, o Governo, os deputados, os empresários: não são só eles, não são só os trabalhadores. Há outros trabalhadores que estão a mudar o país: são os professores de Portugal, os responsáveis das escolas, os pais, os meninos e meninas de Portugal". São "os heróis destes dias", heróis de “uma revolução silenciosa, que não se vê mas existe", sublinhou.
Certamente por coincidência, o ME divulgou também na sexta-feira indicadores que mostram um abaixamento dos níveis de retenção em todos os anos de escolaridade embora persistam preocupações que importa não esquecer e combater.
Ainda há poucos dias tinha aqui escrito, “Sem novidade, tenho para mim que miúdos e professores são os dois grupos em que assenta qualquer comunidade nas sociedades contemporâneas. Os miúdos porque são o futuro e os professores porque, naturalmente, o preparam, tudo passa pela escola e pela educação.”
Não há como esquecer. Mas esquece-se. Por isso é importante afirmar.

Sem comentários: