domingo, 20 de março de 2016

DA INDÚSTRIA DOS EXAMES

Nos últimos anos era habitual verificar-se durante as férias da Páscoa o recurso significativo aos centros de explicações visando a “recuperação” para o terceiro período e, sobretudo, a preparação para os exames.
Um dos efeitos colaterais da deriva do ME relativa à avaliação externa será certamente o abaixamento da procura destes apoios, a indústria dos exames, um interessante nicho de mercado nos últimos anos. Há algumas semanas, logo depois do anúncio do fim dos exames de 4º e 6º ano o DN noticiava a diminuição da procura.
Seria desejável que, para além do cenário desenhado relativamente à avaliação externa e à sua imprescindível estabilização, a baixa da procura das explicações externas decorresse do facto dos alunos encontrarem nas escolas e no tempo que lá passam os “apoios”, as “explicações” de que necessitam, os que necessitam.
Recordo o recente estudo do CNE e da Fundação Francisco Manuel dos Santos e do CNE que evidenciava que nove em cada dez alunos com insucesso escolar são de famílias pobres.
A ajuda externa ao estudo e como ferramenta promotora do sucesso não está ao alcance de toda a gente pelo que é fundamental que as escolas possam dispor dos dispositivos de apoio suficientes e qualificados para que se possa garantir, tanto quanto possível, a equidade de oportunidades e a protecção dos direitos dos miúdos, de todos os miúdos.
A substituição dos exames pelas provas de aferição não altera esta necessidade imperiosa, antes pelo contrário, torna-a ainda mais pertinente para que se possam corrigir e apoiar ao longo dos vários ciclos as dificuldades de alunos e professores.
O abaixamento verificado na procura talvez traduza a menor importância atribuída pelas famílias às provas de aferição (que se realizarão este ano conforma decisão das escolas) e às suas próprias dificuldades económicas.
As necessidades dos alunos poderiam ser atenuadas com o recurso a professores que já estão no quadro ou com contratos sucessivos, com prática avaliada e que continuam fora da carreira.
De uma vez por todas, é necessário contenção e combate ao desperdício, mas em educação não há despesa há investimento.

Sem comentários: