domingo, 2 de junho de 2013

OS EXAMES ESTÃO À PORTA. E agora?

O Público solicitou-me um pequeno depoimento sobre a preparação para os exames e  a forma como encarar  a sua realização numa perpectiva geral, não centrada numa determinada disciplina.
Aqui ficam as notas enviadas e reorganizadas.
Antes de uma referência à realização dos exames, uma nota sobre o tempo imediatamente antes no qual os alunos procuram preparar-se o melhor possível para sublinhar três aspectos.
Em primeiro lugar a importância de optimizar o tempo de estudo, escolhendo formas que sendo pessoais podem ser também aprendidas no sentido de ser eficaz a estudar. Por exemplo, uso de resumos, uso de notas escritas ou esquemas, etc.
Consoante a natureza dos exames a realizar a preparação mais eficaz pode ser diferente. Será útil, todos os estudantes o farão, consultar provas ou exames para perceber melhor a natureza da tarefa e a melhor forma de a gerir.
Tentar acolher de forma serena a pressão ou expectativas que muitas vezes, pais, professores ou os próprios colocam e que para alguns alunos podem tornar-se parte do problema e não parte da solução.
Quanto à realização dos exames sublinharia de uma forma simples:
Procurar assegurar-se de que entendeu bem a questão antes de produzir a resposta uma razão frequente de avaliação menos sucedida;
Preparar, planear, a resposta, evitando a resposta imediata que pode ser desajustada ou "ao lado", em alguns tipo de questões ou matérias tentar, por exemplo, avaliar o que é essencial referir e o que é acessório mas pode incluir-se na resposta. (em questões abertas ou de "desenvolvimento" pode ser relevante);
Tentar, se possível, realizar a revisão das respostas  de forma a poder detectar "erros" falhas de diferente natureza;
Evitar centrar-se um tempo excessivo na tentativa de responder a uma questão que pareça mais complicada o que pode "roubar" um tempo que faltará para responder a questões que, eventualmente, seriam de mais fácil resposta.
Como é evidente, não existem receitas a prescrever para a época de exames que eliminem o trabalho empenhado de alunos e professores mas é verdade que existem algumas dimensões, exteriores ao "domínio" das matérias, que contaminam e afectam, por vezes de forma significativa, o desempenho em situações de avaliação.

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