quinta-feira, 6 de junho de 2013

A FOME ASSASSINA

De acordo com um trabalho divulgado pela Lancet, a malnutrição é responsável por 45% das mortes de crianças com menos de cinco anos, sendo que o mesmo estudo reafirma as consequências duradouras das privações sofridas nos primeiros tempos de vida das crianças.
Há alguns dias um Relatório, "Food for Thought", da organização Save the Children, afirmava que 25% das crianças do terão o seu desempenho escolar em risco devido à malnutrição com as óbvias e pesadas consequências em termos de qualificação e qualidade de vida de que a educação é uma ferramenta essencial.
A propósito das dificuldades que também muitas crianças portuguesas passam com graves situações de carências alimentares detectadas nas escolas, muitas vezes aqui tenho referido esta dramática situação.
Quando penso nestas matérias sempre me lembro da história que já contei várias vezes e que me aconteceu há uns anos em Inhambane, Moçambique, quando ao passar por uma escola para gaiatos pequenos o Velho Bata, um homem velho sem cursos nem estatuto que tomava conta de mim durante a estadia naquela terra, me dizer que se mandasse traria um camião de batata-doce para aquela escola. Perante a minha estranheza, explicou que aqueles miúdos teriam de comer até se rir, “só aprende quem se ri”, rematou o Velho Bata.
Pois é Velho, putos com fome não aprendem e vão continuar pobres.

1 comentário:

Anónimo disse...

A malnutrição é considerada uma das 'armadilhas' da pobreza que mais contribuem para a transmissão inter-geracional da mesma. Infelizmente a verdade é que as oportunidades são desiguais, e que a malnutrição é uma condenação a uma vida vulnerável em todos os aspectos.