quarta-feira, 12 de junho de 2013

OS RESULTADOS DOS EXAMES DO 4º ANO

São conhecidos os resultados dos exames do 4º ano a Português e Matemática. Embora seja o primeiro ano de exames nacionais obrigatórios, é possível uma comparação com os resultados das provas aferidas do ano anterior. Assim, verificaram-se melhores resultados em Matemática que em Português, sendo que em Matemática a média subiu de 53,2% para 56,9% o que se deve saudar e em Português a média foi negativa, 48,7% e em 2012 foi de 66,7%, verificando-se um abaixamento em que importa reflectir.
Apesar de ir acontecer uma nova oportunidade para os alunos que chumbaram pelo que importa aguardar pelos resultados finais, algumas notas telegráficas.
Os resultados em Matemática vêm na linha das melhorias que registadas nos últimos anos conforme atestam os estudos comparativos internacionais e que sustentavam um caminho que parte das medidas da política educativa em curso podem comprometer. Em Português importa uma análise mais fina para tentar perceber a razão ou razões para explicar o abaixamento significativo dos resultados.
Quero acreditar que desta análise possam promover orientações, meios e procedimentos que incrementem os resultados em Português e a manutenção dos progressos registados em Matemática, no entanto, temo que turmas sobrelotadas, metas curriculares excessivas e burocratizadas, insuficiência de apoios às dificuldades de alunos e professores possam não constituir o melhor contexto para sustentar a evolução pretendida.
Como é óbvio e contrariamente à crença do MEC, a simples realização dos exames não melhora a qualidade dos resultados.

Sem comentários: