sexta-feira, 28 de junho de 2013

O BRIEFING DIÁRIO DA CENTRAL DE INFORMAÇÃO

Começam a conhecer-se os pormenores da grande iniciativa do Ministro Poiares Maduro, um outro geniozinho deste executivo, que visa melhorar os tão referidos problemas de comunicação do Governo, a realização de um briefing diário com a imprensa.
O briefing ocorrerá ao meio dia e será gerido pelo Secretário de Estado Pedro Lomba. Pelas 10 horas de cada dia as redacções conhecerão a agenda do briefing, na meia hora seguinte podem colocar algumas questões que serão respondidas às 12 horas sendo que poderão ainda ser colocadas mais questões. Consoante a agenda, o briefing poderá contar com a presença de outros membros do Governo.
Considerando que muitos opinadores, politólogos e outros palpitólogos têm referido a existência de um problema de comunicação por parte do Governo este sofisticado e inédito, entre nós, modelo vai produzir uma torrente de informação que nos deixará submersos ou mesmo intoxicados.
É na verdade uma mudança substantiva face ao tempo em que o “Dr.” Relvas tutelava a informação. Tudo era mais discreto, a informação circulava nas Lojas e nos telemóveis certos, ainda que em situações mais aflitivas um telefonema e uma "pressãozinha" para algum jornalista mais rebelde fossem necessários.
A agora passaremos a ter um briefing diário com a disponibilização da informação para os jornalistas. Fica assim mais organizado o trabalho de “soprar” para as redacções a informação amiga no tempo oportuno, tentação de todos os tempos e de todos os governos, embora possa esbater o papel fundamental dos “assessores” de imprensa dos gabinetes ministeriais e minimizar a promiscuidade que se verifica na circulação de muitos jornalistas entre as redacções e os gabinetes políticos num esforço enorme de garantir a melhor informação.
Com o briefing diário a comunicação andará mais controlada e evitar-se-á a sempre desagradável confusão de declarações politicas que frequentemente tem acontecido e que é origem de alguns embaraços.
Nada como uma central de informação.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Eu até acho pouco um só BRIEFING diário. Os CAMONES, por exemplo,faziam vários por dia na guerra do Golfo...

E nós também estamos em guerra: de um lado da barricada o povo sem trabalho e esfomeado, e no outro lado da barricada a Troika e os seus lacaios portugueses.

Por isso faz todo o sentido a iniciativa do CABO de GUERRA Poiares Maduro.
Espero e desejo que tenha que noticiar muitas baixas por fogo amigo.


VIVA!