sábado, 25 de maio de 2013

EM CONTRAMÃO

Na imprensa de hoje encontram-se referências a três importantes e significativas manifestações de desacordo com as políticas do Governo, a greve anunciada pelas estruturas representativas dos professores com a menos habitual participação conjunta da FNE e da Fenprof, a posição de um conjunto de figuras relevantes de diferentes quadrantes políticos contra a política seguida relativamente ao Porto e a manifestação a realizar hoje em Lisboa contra as opções políticas em curso.
No meio de tantos apelos a consensos, alguns impossíveis, que nas mais das vezes mão passam de retórica política parece existir, de facto um consenso em construção, as consequências negativas do rumo político que tem vindo a ser seguido, recessão, desemprego, pobreza e cortes nas dimensões sociais do estado, designadamente, na educação, segurança social e saúde.
As medidas anunciadas, bem como as políticas em desenvolvimento, vão conseguindo fazer o pleno na sua contestação, ou seja, representantes de estruturas empresariais e dos empregadores, representantes dos trabalhadores, representantes de grupos como reformados e pensionistas, entre outros manifestam forte crítica às políticas defendidas e operadas nos últimos tempos e que se anunciam para os próximos anos, ainda que com algum provável alívio em 2015 pois as eleições assim obrigam.
Mesmo entre os partidos que suportam o governo são inúmeras as vozes que criticam fortemente o caminho seguido.
A todos os discursos o Governo responde com uma fé inabalável nos modelos determinados pela Troika e que aceita sem um sobressalto de recusa ou negociação, os alunos "bonzinhos" são assim aplicados, acríticos e resignados.
Esta atitude que transforma a vida de milhões de portugueses num inferno, sempre me lembra a história que se conta no meu Alentejo do sujeito que indo, sem dar por isso, em contramão na auto-estrada, ouve avisar pela rádio que se encontra um automobilista a circular em contramão naquela via. O nosso amigo condutor ouviu e interrogou-se “Só um em contramão? Porra, aqui vão todos!”.
Não, Senhor Primeiro-ministro, o Governo é que segue em contramão.

Sem comentários: