domingo, 26 de maio de 2013

A HISTÓRIA DO ZÉ MAU

Há já muito tempo que não me lembrava dele, do Zé Mau. O Zé Mau foi meu companheiro de escola na primária, sou do tempo da primária. Isto era antes de inventarem o 1º ciclo.
O Zé Mau embora fosse da nossa idade parecia ter uns anos a mais, era mais alto e um bocado para o “cheio”. O Zé Mau não tinha assim muito jeito para a escola, a professora estava sempre a dizer-lhe que ele não queria saber da escola e que era burro. Isto era antes de inventarem a desmotivação e as dificuldades de aprendizagem misturadas com as dificuldades de ensinagem.
Mas o Zé Mau tinha jeito para a luta, qualquer coisa que o incomodasse mais seriamente o Zé Mau espigava e, sem grande dificuldade, ia para a "porrada". Passava o tempo na rua. Claro que alguns de nós tínhamos medo do Zé Mau, outros tínhamos inveja e até gostávamos do Zé Mau. Isto era antes de inventarem o bullying.
O pessoal, como eu, que andava mais na rua, gostava de sentir o Zé Mau por perto, sobretudo, quando íamos jogar à bola umas ruas mais para baixo com os putos dessa zona. A coisa raramente acabava de forma pacífica e era então que o Zé Mau dava um jeitão. Isto era antes de inventarem as AECs e os ATLs e todas as outras gaiolas onde se fecham os miúdos.
Logo a seguir à primária o Zé Mau já não nos acompanhou, ficou chumbado. Isto era antes de inventarem a retenção.
Andou mais dois ou três anos na escola e para ele chegou. Isto er antes de inventarem o “dropout”.
De vez em quando, raramente, cruzava-me com ele, o que já não acontecia faz um tempo longo. Entre uma “imperial” e as memórias, sabia da sua vida de biscates e encrencas. Isto era antes de inventarem as redes sociais.
Um dia destes, um companheiro desses tempos, mandou-me uma mensagem, “Sabes que morreu o Zé Mau? Estava preso e suicidou-se”. Isto era antes de inventarem os processos de reabilitação e de reintegração.
Ele era assim, o Zé Mau, não era tipo para estar preso, nunca se deixou agarrar. Ainda bem que já não vou jogar à bola com os putos das ruas de baixo, o Zé Mau não vai estar para nos defender.
Isto tudo era antes de ser como é.

Sem comentários: