terça-feira, 21 de maio de 2013

O SILÊNCIO SOBRE O PRESENTE E A RETÓRICA SOBRE O FUTURO

Após sete horas de reunião que se supõe terem sido de árduo trabalho a pensar no país do pós-troika, certamente por se entender que o presente não vale a pena considerar, o Conselho de Estado, órgão consultivo do Presidente da República, divulgou os seus conselhos.
Em síntese.
"o Conselho de Estado entende que o programa de aprofundamento da União Económica e Monetária deve criar condições para que a União Europeia e os Estados-Membros enfrentem, com êxito, o flagelo do desemprego que os atinge e reconquistem a confiança dos cidadãos, devendo ser assegurado um adequado equilíbrio entre disciplina financeira, solidariedade e estímulo à atividade económica".
O Conselho de Estado também sustenta "a perspetiva do reforço da coordenação das políticas económicas e da criação de um instrumento financeiro de solidariedade destinado a apoiar as reformas estruturais dos Estados-Membros, visando o aumento da competitividade e o crescimento sustentável".
Os conselheiros também pensam que deve ser considerada "a instituição dos mecanismos de supervisão, de resolução de crises e de garantia de depósitos dos bancos, um passo da maior importância para corrigir a atual fragmentação dos mercados financeiros da Zona Euro".
O comunicado do Conselho de Estado encaixa perfeitamente na retórica política que todas lideranças políticas nacionais e internacionais produzem sem que se note qualquer tradução para as políticas reais levadas a cabo em termos nacionais e internacionais. Elaboram um irrelevante e inconsequente discurso sobre o futuro sem que se vislumbre um pensamento ou um conselho sério, claro, sobre o presente.
O Presidente continuará as suas inócuas intervenções e avisos, o Governo a seguir obedientemente o diktat da Troika e as pessoas na sua esmagadora maioria continuarão entregues a um presente devastador e a uma desesperança de quem não vislumbra um futuro construído em cima dos escombros das suas vidas.
Terá faltado alguma inspiração superior ao Conselho de Estado.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Conselho do Estado com esta ordem de trabalhos?!

É
Manobra de diversão
Burla política
Encenação
Fraudulência
Emboscada para distraido cair
Branqueamento de imagem
Patético.

Mas aprendi lição!

HOJE, eu, minha esposa e meus dois filhos menores temos fome porque o Fundo de Desemprego acabou e estamos os dois desempregados.
HOJE, vamos fazer reunião familiar para saber o que fazer quando tivermos emprego e comida na mesa.


VIVA!