segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

RATING DAS AGÊNCIAS DE RATING: LIXO

Tal como a Standard & Poor’s na semana passada, a Moody's, outro dos abutres que integra as grandes agências de rating, decidiu manter Portugal no nível "lixo", uma designação simpática e que traduz bem o quadro de valores dos nervosos e endeusados mercados.
Bem pode o Governo português acentuar a importância do "mágico" regresso ao mercados, com a emissão de dívida a juros mais baixos é certo, mas ainda assim insustentáveis.
Para estes abutres continuamos lixo. Estas entidades, enquanto cabeças de um polvo, os mercados, que as alimenta e que delas se alimenta, transformam países em lixo, empresas em lixo, bancos em lixo com critérios que, frequentemente, nem os especialistas entendem mas que a alguém irão certamente servir.
Talvez seja de recordar que a Standard & Poor's notou com o máximo, AAA, o Lehman Brothers dias antes do seu colapso em 2008 com as consequências que bem conhecemos. Naturalmente que para a agência que promoveu tão rigorosa avaliação não aconteceu nada.
Nós, portugueses, também já somos e continuamos lixo, os nossos bancos são lixo, as nossas empresas são lixo, enfim, vamos continuar a esperar pela reciclagem de que os abutres ditam as regras e com a qual continuarão a sacar.

Sem comentários: