domingo, 27 de janeiro de 2013

AFINAL A CRISE NÃO ACABOU

Em declarações produzidas no Chile, o Primeiro-ministro afirmou "é preciso afastar a ideia de que a crise acabou". Devo confessar que fiquei decepcionadíssimo. Estava mesmo convencido de que a crise tinha acabado, aliás, como várias vezes tem sido afirmado ou sugerido.
Depois da retumbante vitória de Portugal sobre os Mercados graças a uma colossal exibição do nosso avançado, o genial VG7, que contrariou todas as previsões quanto ao resultado do encontro, creio que a generalidade dos portugueses ficou convencida de que a crise tinha acabado.
Mais de um milhão de portugueses desempregados preparavam-se para amanhã cedinho se apresentarem nos postos de trabalho que ocupavam, a crise tinha acabado.
Milhares e milhares de pensionistas e reformados preparavam-se para se dirigirem às dependências bancárias para terem de volta os cortes nos rendimentos, alguns, ou para verem os aumentos nas miseráveis pensões que têm, muitos outros. A crise tinha acabado.
Muitos milhares de pequenos empresários que viram os seus pequenos negócios e empresa falirem preparavam-se amanhã para abrir portas para recomeçar a produzir, bens ou serviços, ou a vender os produtos de sempre. A crise tinha acabado.
Muitos milhares de portugueses, sobretudo jovens qualificados, que se viram obrigados a emigrar em busca de um futuro que não parecia morar aqui estava a deitar os pés ao caminho para o regresso à terra. A crise tinha acabado.
Mas não, nada disto  e muito mais que a crise nos trouxe vai acontecer. A esmagadora maioria dos portugueses sabe muito bem, sente, que a crise não acabou.
Ainda assim, devemos a agradecer a Passos Coelho a preocupação com a informação.
 

Sem comentários: