domingo, 20 de janeiro de 2013

PLANOS DE RESGATE

Décadas de modelos de desenvolvimento económico e social (des)regulados pelos e para os mercados tornaram necessário, disseram alguns, um plano de resgate para Portugal que  devolvesse a confiança que os mercados tinham perdido em nós e equilibrasse as contas que as políticas fomentadas pelos mercados tinham desequilibrado. Confuso? Não, apenas o funcionamento dos mercados.
Quando se abateu sobre o nós o plano de resgate, acenaram, por um lado, com a sua inevitabilidade e, por outro lado, com a perspectiva de que o plano de resgate em pouco tempo e com alguns sacrifícios da nossa parte, nos devolveria ao equilíbrio e ao bem-estar entretanto perdido por muita gente.
Após já algum tempo em que estamos a ser resgatados, os feitores que em nome dos mercados resgatadores nos governam, dizem que vamos no bom caminho e que estamos quase, quase, a não ser preciso mais resgate, ou seja e como eles dizem, a voltar aos mercados.
A questão é que o plano de resgate transformou a vida de muitos de nós num inferno do qual precisaria de ser resgatada.
Milhão e meio de portugueses está sem emprego, mais de metade sem subsídio. Precisam urgentemente de ver resgatada a possibilidade da vivência, agora lutam pela sobrevivência.
Mais de um terço dos jovens precisa de ver resgatada a confiança num projecto de vida que teima em ser adiado e cada vez a parece mais longe.
Muitos velhos, cada vez mais, a precisarem de ver resgatada a dignidade de um fim de vida decente e com patamares mínimos de qualidade.
Muita gente que precisa de ver resgatada a dignidade todos os dias atropelada pela mão estendida a uma ajuda que nem sempre chega.
Miúdos que precisam de ver resgatada a dignidade de, pelo menos, não lhes faltar o sustento, o aconchego e, naturalmente, a educação e o futuro.
Temos que nos conseguir resgatar do plano de resgate.

Sem comentários: