quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NÓS, QUEM?

O abutre António Borges afirma que "temos a enorme sorte de contar com o Professor Vítor Gaspar". Também afirma que “A dívida pública portuguesa é cada vez mais atraente”,  justificando que “há uma descida absolutamente espectacular das taxas de juro que já permite às empresas portuguesas irem financiar-se no estrangeiro”.
Parece-me relativamente claro que este espectacular sucesso da genial prestação do Professor Vítor Gaspar, aliás, justificando o enorme investimento dos portugueses na sua formação, passa um bocadinho despercebido à esmagadora maioria dos portugueses que estão a sofrer uma brutal carga fiscal, um abaixamento dramático nos rendimentos familiares, estão a empobrecer e entrar no desemprego aos milhares com a onda de falências, sobretudo das pequenas e médias empresas, o  grande suporte do mercado de trabalho em Portugal. Este caminho também tem sido defendido, claro, pelo abutre António Borges.
Neste cenário dramático, três milhões de pobres, 30 % da população, a "dívida portuguesa já é atractiva", ou seja, os patrões de António Borges e Vítor Gaspar já podem começar a contar com uma especulação rentável e a retoma dos empréstimos que são bons negócios à custa dos milhões de pobres afectados e criados por estas política genial.
No entanto, desta vez, o abutre António Borges, foi absolutamente claro no enunciado. Na verdade, quando afirma "nós", quer dizer, "eu e os meus patrões, temos a enorme sorte de contar com o Professor Vítor Gaspar".
Nós, os portugueses, ficamos entregues ao drama da nossa sorte e aos abutres que gerem os deuses mercados.

2 comentários:

Anónimo disse...

A criatura a quem tu chamas abutre (coitados dos abutres, que têm um papel fundamental nas situações em que a atividade biodegradável não surte efeito por si própria)o referir que temos sorte em ter este ministro das Finanças tem toda a razão, pois,se ganhares nos jogos sociais - lotaria, totoloto,euromilhões, raspadinha etc - pagas 20% de imposto de selo, caso o prémio seja superior a €5000.Está, obviamente, a chamar a sorte.

O tal da 4L

Zé Morgado disse...

Não te esqueças de que somos biodegradáveis e eles andam por aí