sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AS MANHAS QUE BOLONHA ABRIU

O MEC determinou que a Universidade Lusófona procedesse à reapreciação dos casos de creditação de competências profissionais que levaram à atribuição de graus académicos e retirar as devidas consequências incluindo, se for o caso, a "nulidade dos graus académicos atribuídos". Confesso que a minha expectativa sobre os efeitos desta decisão é nula, destina-se apenas a permitir que tudo fique por assim mesmo, como se costuma dizer, designadamente no escandaloso caso de Miguel Relvas cujos contornos são públicos.
Também e conforme já tinha sido anunciado, o MEC irá proceder à uma revisão dos conteúdos da Declaração de Bolonha no que respeita à condições de creditação de competências profissionais. Por me parecer oportuno, retomo umas notas antigas sobre esta matéria.
Em primeiro lugar, devo dizer que estou ligado profissionalmente a uma instituição de ensino superior privado, creio que a mais antiga do país, com 50 anos, o que de alguma forma me envolve nesta questão, mas, por outro lado, me permite falar com algum conhecimento.
Como já o tenho referido, o aumento exponencial da procura do ensino superior durante os anos 70 e 80 não encontrou resposta na rede existente fundamentalmente pública. Nesse contexto emergiu rapidamente uma enorme quantidade de estabelecimentos de ensino superior privado e, naturalmente, também no ensino público com novas universidades e a explosão do ensino politécnico.
Este aumento foi completamente desregulado, por responsabilidade da tutela com a justificação da autonomia universitária, o que gerou uma rede sobredimensionada, enviesada na oferta, com corpos docentes em muitos casos manifestamente pouco qualificados e, portanto, com compromissos severos de qualidade.
Por outro lado, a decisão política, de base económica, que justificou o processo de Bolonha, introduziu uma outra variável neste universo, as licenciaturas de curta duração, o 1º ciclo, que em algumas áreas passaram a ser a formação de base substituta da anterior formação de 5 anos. O Processo de Bolonha abriu ainda portas ao reconhecimento académico de competências profissionais o expediente de que Relvas e a Universidade Lusófona se serviram e daí a sua reclamação de “legalidade” já reconhecida pela Procuradoria-geral embora, obviamente, essa nunca tenha sido a questão central.
Um cenário desta natureza num contexto praticamente desregulado, apesar de algumas inspecções inconsequentes, como a imprensa referiu, conhecendo-se a falta de arquitectura ética de boa parte das nossas lideranças bem como a importância social atribuída ao "canudo de DR." e menos ao conhecimento, a promiscuidade de interesses e dos lóbis (aliás, uma das 4 cadeiras feitas por Miguel Relvas) motivou muitos casos de trânsito entre universidades privadas, e não só, e a classe política, sendo muito frequente que uma figura qualquer com currículo partidário ou a ocupação de um cargo político passe em seguida a “Professor universitário” sem currículo nem competência que o justifique, mas de cuja ligação se espera que todos ganhem, seja lá o que for.
É neste caldo que se geram as situações como a do Ministro Miguel Relvas e de mais algumas situações menos mediatizadas mas conhecidas.
Lamentei e lamento todo este episódio, que mina a credibilidade do ensino superior privado e faz duvidar de um princípio que por si é importante, o reconhecimento pela academia de que existem saberes e competências que podem ser adquiridas fora da universidade, mas trabalhando mesmo e fazendo prova desses saberes e competências. Fico triste com esta situação mas não surpreendido e por isso entendo a decisão da sua revisão por parte do MEC. Não deveria ser necessário mas é como se passa com os miúdos, quando eles não sabem tomar conta deles, alguém tem que o fazer.
É evidente que a figura menor de Miguel Relvas, se lhe restasse uma ponta, mesmo que residual, de sentido ético e dignidade, já teria pedido há muito a demissão.
Mas esta coisa de sentido ético e dignidade nem sempre se aprende na universidade, muito menos em meteóricas licenciaturas de um ano.

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