sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS PROBLEMAS ESPECIAIS DOS MIÚDOS ESPECIAIS

Dada a deriva em que se transformou o processo de colocação de professores e os milhares de desempregados  que a classe conhece, emergem situações complexas e graves considerando vários ângulos de análise.
Está a acontecer com excessiva frequência que lugares de docentes de educação especial sejam ocupados por docentes que ainda que tenham mais tempo de serviço na profissão, não têm muita experiência e, ou formação para o trabalho específico com os grupos de alunos ou alunos com necessidades educativas especiais. Como é evidente é legítimo que docentes não contratados e com a espera do desemprego por cima de si procurem qualquer lugar de desempenho que lhes garanta colocação e salário. Por outro lado, temos docentes com formação especializada e experiência na função que se vêem preteridos com base em critérios que não consideram devidamente estas condições.
Está assim instalada a controvérsia de que hoje o Público faz eco e que constitui mais um exemplo de decisões e processos que sendo de natureza administrativa não são pensados e decididos de forma a acautelar os interesses mais importantes de todos os que estão envolvidos neste universo, os dos miúdos com necessidades especiais e das suas famílias.
Lamentavelmente, não estranham, estão habituados, é apenas mais um problema.

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