quinta-feira, 18 de outubro de 2012

UMA BOA NOTÍCIA, FINALMENTE

No universo da educação não tem sido fácil encontrar boas notícias. Quando surgem importa registar.
Uma parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Vodafone Portugal e a Porto Editora vai permitir a divulgação e utilização da geração mais actual do Programa EasyReader, uma ferramenta que possibilita a alunos cegos ou com baixa visão e agora a alunos com dislexia, uma maior acessibilidade à informação escrita.
A acessibilidade à informação escrita é imprescindível a processos educativos bem sucedidos, pelo que a facilitação deste acesso com ferramentas mais eficazes e mais próximas de alunos, professores e famílias não pode deixar de ser uma boa notícia. Esperemos que a sua generalização a quem efectivamente necessite não seja dificultada por razões de natureza administrativa ou económica.
Esta questão é ainda mais relevante quando sabemos que as crianças com necessidades educativas especiais, as suas famílias, os professores e técnicos, especializados ou do ensino regular conhecem, sobretudo sentem, um conjunto enorme de dificuldades para, no fundo, garantir não mais do que algo básico e garantido constitucionalmente, o direito à educação, com a qualidade adequada e, tanto quanto possível, junto das crianças da mesma faixa etária. É assim que as comunidades estão organizadas, não representa nada de extraordinário e muito menos um privilégio.

Sem comentários: