sábado, 20 de outubro de 2012

ESCUTA-SE DE MENOS

A agenda dos últimos dias volta a contar com um dos seus temas mais recorrentes, as escutas. Na verdade com uma regularidade impressionante vamos sendo bombardeados com episódios de escutas, envolvendo as mais diversas pessoas e em diferentes circunstâncias. Agora chegou a vez a essa personagem chamada Miguel Relvas, mais conhecido pelo “Dr.” e também tocou a Passos Coelho ser escutado, algo que ele bem quereria, noutras circunstâncias, evidentemente.
Sempre que estas coisas são faladas, emergem opiniões sobre as escutas e a excessiva facilidade com que se produzem. Confesso que também eu, que procuro estar atento e inquieto, me sinto preocupado.
A minha preocupação advém do entendimento de que, contrariamente ao discurso mais generalizado, me parece que se escuta de menos. Diria mesmo que enquanto sociedade e considerando sobretudo os tempos actuais, apresentamos um sério problema de surdez, não escutamos. De forma mais adequada, poderíamos até dizer que revelamos o que se chama uma surdez selectiva, só escutamos o que queremos. Vejamos alguns, só alguns, dos nossos problemas de escuta.
Existem milhares de pessoas cuja voz que ninguém escuta. Os últimos tempos têm sido bem elucidativos sobre o não escutar da voz das pessoas. É certo que muitas nem voz têm. No entanto, em alturas como campanhas eleitorais fica bem escutá-los, de passagem é claro, sempre poderão render uns votos.
Escuta-se pouco os velhos sós, que vivem isolados e que sobrevivem com pensões de miséria.
Continuo a achar que existem demasiados putos que, por mais alto que gritem, ninguém os escuta.
Sabemos dos milhares de crianças maltratadas e de mulheres vítimas de violência a que damos pouca escuta.
É preciso escutar milhares de desempregados sem acesso a subsídios de desemprego ou a outras formas de apoio.
E que dizer de milhares de jovens com dificuldades enormes para entrar no mercado de trabalho e que vêem comprometida a possibilidade de um projecto de vida.
A insensível e delinquente incapacidade de escuta de muitos políticos face à realidade difícil em que muitas famílias vivem é assustadora.
É preciso escutar os milhares de pessoas sem médico de família e em listas de espera intermináveis para a prestação de cuidados de saúde.
É necessário escutar os injustiçados por um sistema de justiça caro, ineficaz, moroso e desigual.
Como vêem, contrariamente, às vozes que clamam contra a existência ou o excesso de escutas, mantenho a convicção de que cada vez se escuta menos.

Sem comentários: