quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O QUE É QUE SONHA SER QUANDO FOR GRANDE?

Hoje, num jornal televisivo, depois de mais algumas notícias sobre os amuos, birras e tristezas do Cristiano Ronaldo, seguiu-se uma peça sobre os Paralímpicos a decorrer em Londres.
Acompanhámos a prestação de Inês Fernandes, uma jovem de 24 anos, lançadora do peso, concorrente na categoria F20, pessoas com a condição de deficiência mental e que atingiu um notável 4º lugar.
A atleta acabou a sua prestação muito satisfeita pelo resultado e pela circunstância. Ao ser entrevistada, o jornalista realçando a boa prestação da atleta coloca uma questão que me deixou perplexo.
Depois de na introdução ter referido como a Inês Fernandes "carrega outros pesos num País que lhe rouba os sonhos" pergunta-lhe, "o que é que sonha ser quando for grande?"
A Inês respondeu "neste momento nada, até já tenho emprego" e refere que na fábrica trabalha das 6 da manhã às 14:30 e às vezes começa às 4 horas,  sendo difícil ir ainda treinar, mas tem de ser assim para fazer as duas coisas, concluiu.
A minha perplexidade decorre, apesar de ser algo de relativamente frequente, do entendimento que muita gente expressa de que as pessoas com deficiência mental são eternas crianças, não crescem, mesmo quando, é o caso da Inês Fernandes, se tem 24 anos e uma envergadura física bem evidente.
Parece-me claro que a intervenção do jornalista não será intencionalmente desvalorizadora da Inês, mas num meio de comunicação social, com o impacto social que obviamente assume, devemos esperar a promoção de formas mais ajustadas de olhar para as pessoas com deficiência e entender que crescem e são adultos, devendo ser tratados como tal.
É também uma questão de serviço público, agora tão presente na agenda.

Sem comentários: