quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O ENTUSIASMO DO INÍCIO DE AULAS. Outro diálogo improvável

Então Sílvia, as primeiras impressões do novo ano. Estou a falar dos alunos, do resto é melhor nem falar, é claro.
Olha Francisco, tive agora a primeira aula com o 9º B e estou entusiasmada.
Ainda bem. No meio desta confusão toda é bom a gente sentir-se entusiasmada com o trabalho, pelo menos com os miúdos. E porquê o entusiasmo?
Na primeira aula faço sempre algumas perguntas para os conhecer melhor e poder, na medida do possível, ir ajustando o trabalho.
Também faço isso, às vezes nem serve de muito para o trabalho, mas sempre permite conhecê-los um bocadinho logo no início.
Bom e então é assim. Perguntei quem é que gosta mesmo da escola, seis responderam que gostam bastante, mas mais de metade diz que não gosta nada. Depois tentei saber quem é que gostava da disciplina, quatro alunos disseram que é a de que gostam mais e uns quantos disseram-me que não devia haver esta disciplina. Não perguntei, mas já sabia que a turma tem sete miúdos repetentes e a Mariana, a adjunta do Director, também me tinha informado que tinha quatro miúdos no 9º B que habitualmente dão alguns problemas de comportamento e que existem vários que pediram apoio do SASE . Também frequenta a turma uma aluna com necessidades especiais e a semana passada a colega do ensino especial já me disse que não poderá dar uma ajuda muito grande no trabalho com a aluna pois é educadora de infância. Acho que ainda não disse, mas tenho trinta alunos na turma. Ainda não é como Singapura, mas já estamos perto da Áustria mas lá chegaremos conforme o Ministro deseja. De modo que o retrato, como vês, é entusiasmante.
Estás a falar a sério?
Claro, toda gente nos diz, logo desde o primeiro ano da formação, que a educação, em particular ser professor é um desafio permanente e só com entusiasmo se pode enfrentar e levar de forma positiva. Só posso mesmo estar entusiasmada. Bom, vou andando, agora vou ter o 8º C.
Boa sorte.

Sem comentários: