quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ESTUDAR COMPENSA

Como muitas vezes aqui tenho afirmado e mais uma vez os números confirmam, Portugal é o país da OCDE em que estudar mais compensa ao nível do estatuto salarial.
Não esqueço o altíssimo e inaceitável nível de desemprego entre os jovens, em particular entre os jovens com qualificação superior, mas esta questão decorre do baixo nível de desenvolvimento do nosso mercado de trabalho, de circunstâncias conjunturais e de erradas políticas de emprego e não da sua qualificação.
No entanto, segundo o Relatório da OCDE ontem revelado, "Education at a Glance 2012" e que já citei, a diferença salarial de jovens com licenciatura para jovens com formação a nível do secundário, é de 69 %.
Neste cenário e como sempre afirmo, o discurso muitas vezes produzido no sentido de que "não adianta estudar" não colhe e não tem sustentação sendo, um autêntico tiro no pé de uma sociedade pouco qualificada como a nossa.
Conseguir níveis de qualificação compensa sempre e é imprescindível. Estudar e conseguir qualificação de nível superior compensa ainda mais.

Sem comentários: