terça-feira, 11 de setembro de 2012

A REALIDADE SÓ ATRAPALHA

É um problema, a realidade nunca é a projecção dos nossos desejos e parece que todos os dias se organiza só para nos arreliar.
Para justificar o abaixamento das necessidades de docentes no sistema educativo português, o Ministro Nuno Crato decretou que nos últimos três anos teriam desaparecido cerca de 200 000 alunos das nossas escolas.
Uma consulta rápida dos dados da PORDATA não confirmam os números decretados pelo Senhor Ministro e agora, pasme-se,  a OCDE vem dizer que, devido aos efeitos do prolongamento da escolaridade obrigatória, o número de alunos, sobretudo entre os quinze e os dezanove anos, vai subir significativamente.
Não se faz.
Acresce que releva da leitura do Relatório que a escola não está conseguir combater as desigualdades e promover a mobilidade social. Afirma-se ainda que, tal como noutros países, as vias profissionais sendo destinadas sobretudo aos alunos mais fracos, os oriundos de meios "desiguais", acabam por não favorecer essa mobilidade.
Logo agora que o Ministro Nuno Crato tenciona condenar os alunos com menor rendimento aos "trabalhos manuais" deixando os "trabalhos intelectuais" para os outros, os nossos filhos.
Não se faz.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

o ministro tem razão e aquilo é um exemplo de um jornalismo excrecavel. Eu comentei no jornal que a diferença tinha a sua origem no programa NO, mas o meu comentário que indicava ser essa a origem da diferença entre os nºs da ocde e os ministro não foi aprovado.
No dia seguinte o publico faz novamente um mau jornalismo. Não compreende os nºs e faz passar a ideia de que os alunos do NO não eram alunos nem os seus professores eram professores.
Mas pense e tenha honestidade. Se comparar com anos mais antigos verá que para ter existido uma manutenção do nº de aluno graças ao programa NO é porque se comparar o nº de alunos atualmente existente (já sem o NO) com o que existia antes desse programa então o que se passa é precisamente aquilo que o ministro indicou, desapareceram 200 mil alunos.
Estas 2 noticias são um péssimo exemplo de desinformação.
Se compararmos o nº de aluno com uma década atrás vemos que ministro tem razão. Temos menos 200 mil alunos, mas mais professores.
A diminuição de alunos, crianças, adolescentes e jovens, foi temporariamente disfarçada devido ao programa NO.

leopardo