terça-feira, 31 de julho de 2012

DO MEIO DAS HORTÊNSIAS

Continuando a usar dos bons préstimos do ponto de Wi-Fi da Junta de Freguesia da Fajã Grande é possível dar notícias dos momentos de paraíso da Ilha das Flores.
O vício e a necessidade das caminhadas levou-nos hoje para uma viagem não muito extensa, 10 kms, mas dura com subidas empinadas e descidas que doem, com um piso que nem sempre é fácil, longe disso. Mas o cansaço que se carrega é, por assim dizer, um cansaço manso, um cansaço que o corpo sente mas que a alma recusa e goza.
Viemos do Lagedo para a Fajã Grande, subindo primeiro para o Mosteiro e depois para Fajãzinha.
Estas caminhadas pelas Flores, e não só, mas é que por aqui que agora ando, mostram algo que sempre me surpreende, a capacidade da gente inscrever uma marca humana numa criação natural.
Andando por estes trilhos parece-nos espantoso o que a engenharia humana fez com a terra em locais aparentemente inacessíveis, com as rochas, com as hortênsias, como aproveita a água. Como se consegue ter as incontornáveis vacas em lugares que quando passamos nos interrogamos como é possível que gente se desloque por ali com frequência. É notável.
Eu sei que estas apreciações produzidas por alguém de fora que só vem por pouco tempo e volta para algures, sofrem sempre do que chamo o efeito postal, ou seja, a vida para muitas destas pessoas que sempre estão nas Flores, não será fácil, antes pelo contrário, é dura e, por isso, assumo o lado lúdico destas notas em que tudo parece perfeito e pode ficar excessivo. As minhas desculpas.
No entanto, é impossível ficar indiferente ao que de bonito os olhos olham, o estômago prova, o corpo goza e o afecto guarda. São momentos de paraíso.

Sem comentários: