quarta-feira, 18 de julho de 2012

A MAGIA DE MOONRISE KINGDOM

Não é muito hábito fazer no Atenta Inquietude  referências a produtos culturais, por assim dizer, mas não resisto a trazer uma nota sobre uma obra mágica que anda pelas salas de cinema. Trata-se do filme de Wes Anderson, "Moonrise Kingdom", que aborda a descoberta  do amor pelos miúdos mal amados, no caso, o rapaz problemático, Sam Shakusky, órfão, rejeitado pela família de acolhimento e escuteiro sem particular vocação mas competente, que se aproxima de Suzy Bishop, miúda também problemática, estranha, mal amada numa família de advogados.
Para além de uma banda sonora e fotografia lindíssimas, o filme ajuda-nos a lidar com o mundo, é muito bonito.
A certa altura, Sam pergunta a Suzy porque razão ela anda permanentemente com uns binóculos que não abandona nunca. Suzy responde algo como "os binóculos fazem o longe parecer perto, é o meu poder mágico".
Na verdade a Suzy, o Sam, como muitos outros miúdos do mundo real querem, gostam, precisam de ver mais perto coisas, dimensões, sentimentos que lhes parecem longe, Ver o afecto mais perto, ver a atenção mais perto, ver o cuidado mais perto. Lamentavelmente, os binóculos não têm esse poder mágico em que Suzy acredita, não trazem nada disso para mais perto.
Aliás, ela mais do que saber, sente isso quando não usa os binóculos para ver o amigo Sam Shakusky, ele está perto, o afecto que eles descobrem um pelo outro e que acaba numa notável e surreal cena de casamento, está perto, muito perto, aquece.
Esse é o poder mágico que muitos miúdos precisam.


Sem comentários: