segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O IRRESPONSÁVEL DESPERDÍCIO

É certo que vivemos naquela terra onde acontecem coisas pelo que a capacidade de ficar perplexo é inesgotável.
O Público de hoje retoma uma questão que é um excelente exemplo de incompetência política. Apesar de em Outubro o presidente do Instituto Português do Sangue ter garantido que o assunto estaria resolvido, continua a verificar-se que boa parte do sangue que os cidadãos doam em Portugal é incinerado porque falta equipamento que permita processar plasma ou, em alternativa, trocar este produto por medicamentos derivados. Curiosamente, a imprescindível importação destes produtos custa cerca de 70 milhões de euros por ano. Não é fácil perceber porque não se justifica a aquisição do equipamento.
É difícil acreditar como a incompetência impune permite que situações destas se verifiquem quando são conhecidas as dificuldades que muitas vezes se colocam relativamente aos stocks de sangue e produtos deste universo disponíveis nas unidades hospitalares.
Como é evidente e habitual entre nós, ninguém será responsável técnica ou politicamente por esta situação.
Curiosamente, embora sem estranheza, lançam-se regularmente apelos aos cidadãos para que possam doar sangue. Legitimamente podemos interrogarmo-nos para quê, se parte dele vai para o lixo.
E assim se cumpre Portugal.

Sem comentários: