quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A CULPA. Outros diálogos improváveis

A questão, como te digo, é que não percebo o que é que os professores do secundário fazem, como é que trabalham, os alunos chegam aqui à universidade sem saber como tratar informação, como estudar sem ser por um manual, querem tudo feito, não têm hábitos de pesquisa. Ficamos com a vida difícil com esta gente tão mal preparada.
...
A questão, como te digo, é que não percebo o que é que os professores do 3º e do 2º ciclo fazem, como é que trabalham, os alunos chegam aqui ao secundário sem ser capazes de alinhar duas ideias com autonomia, têm poucos hábitos de trabalho e organização, para não falar do comportamento, é claro. Ficamos com a vida difícil com esta gente tão mal preparada.
...
A questão, como te digo, é que não percebo o que é que os professores do 1º ciclo fazem, como é que trabalham, os alunos chegam aqui ao 5º ano, mal sabem escrever, de matemática é melhor não falar e o comportamento é uma desgraça. Ficamos com a vida difícil com esta gente tão mal preparada.
...
A questão, como te digo, é que não percebo o que é que as educadoras fazem no jardim de infância, como é que trabalham, os miúdos chegam aqui ao 1º ano, nem sentados a trabalhar são capazes de estar, não trazem regras, enfim, um problema. Ficamos com a vida difícil com esta gente tão mal preparada.
...
A questão, como te digo, é que não percebo o que é que os pais fazem , como é que educam os miúdos, chegam aqui ao jardim de infância, uns autênticos bebés, é só birras, são muito dependentes, não têm regras. Ficamos com a vida difícil com esta gente tão mal preparada.
...
A questão, como te digo, é que os nossos filhos, não são como nós éramos em pequenos, são diferentes, só fazem o que querem, não obedecem, uma chatice, são muito diferentes. Nós pais temos um vida bem mais complicada com os miúdos de hoje.

5 comentários:

Luis disse...

Como a paciência por estes dias anda pela rua das amarguras, vou-me limitar a dizer o seguinte: por esta razão, ainda mais nos dias da internet, é que em Inglaterra não há os "famosos" manuais escolares.

A negociata dos manuais escolares é uma das roubalheiras mais despudoradas que existe na sociedade Portuguesa. Para que conste, sou totalmente contra, pela inutilidade, os manuais escolares. Mas, mesmo eles existindo não se justifica, até pela imobilidade dos conteúdos programáticos, que todos os anos eles mude uma virgula aqui, outra ali, obrigando os papás a cada Setembro a alimentar as contas bancárias de meia dúzia de editores.

Se o governo quisesse realmente ajudar as famílias e acabar com as poucas vergonhas no minimo podia impor que os manuais não podiam mudar senão a cada X anos com a autorização do ministério. Eles podiam depois ser adquiridos pelas escolas, e para que não começassem já a choramingar que era mais uma despesa para o governo, os papás podiam contribuir para as escolas para estas comprarem os livros que depois transitariam de ano para ano de aluno para aluno, sendo necessário a cada ano apenas comprar livros suficientes para repor aqueles que eventualmente se danificassem. Os papás assim em vez de terem de pagar todos os anos uma dúzia de livros teriam apenas de pagar um, ou menos do que isso.

Simples não é? Infelizmente não para alguns "génios".

Zé Morgado disse...

Olá Luís, como pode verificar nos textos do Atenta Inquietude falo muitas das vezes dos custos e problemas de um ensino excessivamente "manualizado"

Susana Simões disse...

A questão é simplesmente falta de tempo...
Falta de tempo dos pais, que não têm tempo para eles próprios e muito menos para os filhos...por isso é tão dificil impor regras no pouco tempo que estão com eles.

Falta de tempo dos educadores, que não têm paciência para a energia infantil.

Falta de tempo dos professores, que cada vez têm mais horas para estar na escola, mas não é para dar aulas nem para terem tempo para os alunos, simplesmente burocracias...

Parece-me que as 24H do dia encolheram e a falta de tempo está a afectar o percurso escolar...e não só!!

Zé Morgado disse...

Caro(a) Falta de Tempo,
Dê uma vista de olhos neste texto que coloquei em Janeiro
http://atentainquietude.blogspot.com/2012/01/creches-abertas-ao-sabado-e-seguir.html

Susana Simões disse...

É exactamente assim... (http://atentainquietude.blogspot.com/2012/01/creches-abertas-ao-sabado-e-seguir.html)

Falta de Tempo = Susana simões - Foi a primeira vez que comentei e pensei que seria o titulo do meu texto e não a minha identificação. (falta de experiencia em bloggar)