quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO COM POUCO QUE FAZER

Uma das muitas razões pelas quais gosto da lusa pátria é a capacidade de me surpreender. Leio no Público que o Ministério Público vai abrir um inquérito às declarações de Otelo que naquele jeito que lhe vai tão bem ameaçava com nova revolução, a “malta militar pá, se for preciso, pá, tá aí pá e agita isto tudo, pá”, quem fez uma revolução faz duas ou três e "pá, agora até eram mais fácil, meia dúzia de gajos, pá, e a revolução tava feita pá". E mais nada, não se brinca com a tropa, como sempre ouvi.
Também há algum tempo, Otelo tinha afirmado que "se soubesse como o Pais ia ficar, não fazia a revolução". Notável, ele, Otelo, a quem só faltam dotes de adivinhador teria decidido um dia ao acordar "é pá, assim não faço a revolução, não insistam que para isto não faço a revolução pá, vou antes tomar uma bica, se quiserem a revolução peçam a outro que a faça pá" e pronto pá, a história era outra.
No meio deste discurso surge a notícia de que o MP vai abrir um inquérito. Mas um inquérito a quê? O homem precisa, como toda a gente, de fazer regularmente a sua prova de vida e como se sente um dono da história afirma a intenção de mexer nela.
Quando olhamos para o lado e vemos a imprensa, o que mais encontramos é matérias que justificariam investigações, inquéritos, sérios, rápidos e profundos que melhorassem o ambiente cívico e ético do país.
O que mais existe, mesmo em entidades públicas, são zonas mais do que nebulosas do seu funcionamento, entregues ao "jobs for the boys" ao esquema, à protecção de interesses pouco claros, veja-se o lamentável episódio, mais um, dos relatórios sobre os Serviços de Informação na Assembleia da República. Os casos de corrupção existem por todo lado, apenas varia a escala e hesita-se e anda-se à deriva no seu combate e o MP vai abrir um inquérito às declarações de Otelo! Para quê?
Quantas vezes o inimputável Alberto João insultou e humilhou instituições e órgãos de soberania? Não acontece nada porquê? É inimputável? Talvez. Existe gente com telhados de vidro que preferem não bulir com o Senhor da Madeira? Talvez.
Deixem lá o Otelo, daqui a uns meses, se lhe derem tempo de antena ele volta, "é assim pá, um dia destes faço outra revolução pá, esta gastou-se pá, deram cabo dela pá". Ninguém vai estranhar e não acontece nada, já não é o tempo das FP25 do camarada Otelo.
Talvez o Ministério Público não tenha que fazer, ou isto é mais fácil e não incomoda ninguém.

Sem comentários: