segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ATROPELADOS PELO PROGRESSO

A imprensa tem vindo a referir uma situação que me parece interessante como exemplo da deriva a que, muitas vezes, as decisões em Portugal obedecem.
No sentido de proceder à revitalização e defesa do património arquitectónico envolvendo as designadas Aldeias de Xisto, que integram uma rede própria, foi investida uma quantia de cerca de 30 milhões de euros destinada à sua recuperação que levou, entre outros aspectos, a que os cabos de telecomunicações fossem enterrados e as antenas desaparecessem dos lindos e recuperados telhados das aldeias de forma eliminar a poluição visual.
Entretanto, chega a TDT (Televisão Digital Terrestre) e ao que parece, por dificuldades de cobertura de quem ninguém parece querer assumir responsabilidades, em muitas das aldeias só com a instalação de antenas, pratos brancos como lhes chamam, a recepção vai ser possível, pelo que os telhados correm o risco de novos enfeites fruto do progresso.
Em termos mais genéricos, a instalação e cobertura da TDT, sobretudo em zonas mais de interior, está a levantar inúmeras preocupações pelas dificuldades e custos envolvidos e pela falta de informação que se verifica. Na comunicação social esta matéria está mais presente pela publicidade das operadoras, que parecem ser grandes beneficiárias da introdução da TDT, do que por um esclarecimento claro sobre processos e custos.
Esta necessidade é óbvia, sobretudo em zonas mais isoladas, com uma população envelhecida que se vê atropelada pelo progresso e sem saber muito bem como proceder.
Conheço algumas situações que ilustram todo este processo. É o progresso.

1 comentário:

Elisa Fernandes disse...

E mais recentemente o descaramento da publicidade ao progresso da 4G na TV...É tão espetacular quanto megalómana... Extravagâncias à custa da solidão e incremento do isolamento que os senhores das telecomunicações portuguesas proporcionaram (em HD tipo live!)a tantos idosos do Portugalito?? Não fossem as alternativas prontas de colmatar a descarada exploração (de um bem público a que tantos perderam subitamente e sem delongas o direito), com assinaturas de cabo e fibra que insistem em impingir-lhes, e suspeitaria das boas intenções do up-grade tecnológico inadiável e demais notável!!... Quando tento apreciar um anúncio de uma empresa como a PT, vejo idosos em casas mais silênciosas, ainda mais entregues à sorte do que mais os progressistas amanharem na nossa cara.