domingo, 1 de janeiro de 2012

CARTA AO ANO NOVO

Meu caro Ano Novo,

Em primeiro lugar, é com a maior satisfação que te dou as boas vindas. O prazo de validade do Ano Velho tinha terminado, a coisa não estava a correr nada bem e, por isso, precisávamos desesperadamente de um substituto. Não te conheço e portanto não sei exactamente a experiência que possuis, mas creio que como todos os novos não será muita. Não te quero assustar mas não vais ter tarefa fácil e parece-me útil que possas conhecer um pouco da realidade que te espera, pelo menos aqui em Portugal, para que te possas organizar no sentido de fazeres o melhor possível.
Logo de início, é bom que saibas que, devido à situação económica muito complicada que atravessamos, fruto do mau trabalho de uma rapaziada que por aí, e por cá, tem andado e dos maus hábitos que adquirimos, alguns de nós é claro, as expectativas sobre ti são, lamento dizê-lo, fracas, muito fracas. Aliás, é voz corrente nas ruas e não estou a inventar a ideia de “que para o ano vai ser pior”. Estás a ver o que te espera, bom mas tu és novo, vais estar cá para o que der e vier e eu queria confiar em ti, e confio.
Em termos genéricos posso dizer-te que, de acordo com os estudos, somos um povo triste, desconfiado e sem grande esperança no futuro, o que também é animador como vês. No entanto, para compensar, gostamos de parecer uns “gajos porreiros” e bem-dispostos e adoramos, como vês por esta carta, dizer mal de nós. Temos uma especial inclinação pelo “esquema” ou, como também se diz, “dar um jeitinho”, vais ver a quantidade de jeitinhos que te vão pedir à chegada e a quantidade de “esquemas” a que vais assistir ao longo da tua estadia por cá.
Temos um governo que, tal como qualquer outro que temos tido, acha que faz tudo bem e é incompreendido por toda a gente e temos uma oposição que acha que o governo faz tudo mal, mas não percebemos muito bem o que faria se fosse governo, porque quando é governo a situação é mais ou menos a mesma.
Adoramos auto-estradas, rotundas e centros comerciais. Temos três pessoas que se acham os melhores do mundo mas duas emigraram, o Cristiano Ronaldo e o José Mourinho e o terceiro anda por aí, chama-se Professor Marcelo e diz que adivinha o futuro, não vais conseguir surpreendê-lo.
No entanto meu caro Ano Novo, se estiveres atento, vais perceber que somos um país de poetas que, como sabes, são uns fingidores. Por isso, deves ter reparado que à tua chegada encontraste o povo aos pulos e com ar de contente, apesar da situação que te descrevi sinteticamente.
Renovo os votos de boas vindas e de bom trabalho. Se precisares de alguma coisa, estás à vontade, dispõe.

Um abraço deste velho que sempre espera que o novo venha melhor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Oportuno, sintético e realista. Parabéns. Gosto da forma como escreve. Um Ano Novo recheado de inspiração.

Zé Morgado disse...

Obrigado, vá passando e Bom Ano

Anónimo disse...

Realista,mas com alguam esperança. No entanto, sem o optimismo que só os idiotas podem ter.
Parabéns.
E vots de um bom ano :)

anónimo paz disse...

Tenho muitas décadas de vida. Não tenho memória de um ano novo com perspectivas tão miseráveis como este.

Não é um ano novo, é a BESTA NEGRA do povo português. Não de todos, é evidente mas há quem olhe para a frente e apenas veja carências, carências, carências e inclusive não ter de comer para dar aos seus filhos.

Malditos políticos, sem excepção,principalmente os que governaram e que conduziram este País a tão miserável estado.


saudações

anónimo paz disse...

Adenda.

É curioso o que encontramos quando navegamos pela internet apenas por prazer e ao acaso.

Segue-se uma transcrição do oráculo da IMACULADA CONCEIÇÃO. (Por favor não façam juízos precipitados em relação à minha pessoa).

" A besta negra", esclarece a Virgem ao padre Gobbi, "é a maçonaria (...) Domina todo o Mundo por meio de dez chifres (antenas, meios de comunicação). A tarefa das lojas Maçónicas (...) consiste em destruir valores substituindo por ídolos (...) a razão, a carne, o dinheiro, o domínio, a violência e o prazer.
"A besta negra não é pessoa física, e sim jurídica. Uma poderosa coligação Multinacional que, na esteira do extinto comunismo expande o seu poder pela Terra."

Qualquer semelhança com o que se está a passar no Mundo fica ao critério e responsabilidade de cada um.


saudações

Anónimo disse...

LOL

Dama da Noite ( Isa ) disse...

Acho piada às voltas que damos na internet. Estava no Facebook e vi um artigo do público e foi de lá que vim aqui parar :-)
Gostei do seu texto e da forma como se exprime... nem muito doce, nem muito salgado. Um realismo sintético :-)
Votos de um bom 2012.

Isa