quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A HISTÓRIA DAS CONTAS COM TRANSPORTE

Aqui há tempos numa conversa com o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, ele contou-me uma história engraçada.
Andava lá na escola uma Menina que experimentava dificuldades nas contas com transporte. Lembram-se? Aquelas do "e vai um" como dizíamos em pequenos e que agora certamente terão uma nova designação. A professora da Menina tinha alguma dificuldade em perceber o que se passava pois ela parecia perceber a lógica do transporte a partir da ideia de dezena. Tudo parecia entendido, no entanto, quando a Menina experimentava fazer as contas, lá vinha o erro, sendo que se não houvesse necessidade do "transporte" a coisa corria bem.
A Ana, a professora, comentava esta sua dificuldade com uma colega e o Professor Velho que estava por perto sugeriu-lhe que perguntasse à Menina porque não lhe saíam bem as contas com transporte. A Ana achou que o Velho estava brincar e riu-se, "vou agora perguntar à Menina porque erra, ela não vai saber responder". "Experimenta pedir-lhe para tentar resolver as contas mas pensando em voz alta o que vai fazendo, vais ver que percebes porque erra".
O engraçado da história é que o Professor Velho tinha razão, quando a Menina tentou fazer as contas em voz alta imediatamente ficou clara a razão do erro.
A Menina fazia as contas da esquerda para a direita, tal como lia e não da direita para a esquerda com as contas pedem.
Quanto melhor percebermos os processos que conduzem aos erros, em melhores condições estaremos de os modificar, os processos e os erros, disse ainda o Velho.

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