quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FALTOU A MENSAGEM VÍDEO

O Conselho Nacional de Educação no seu importante relatório hoje divulgado, coloca algumas questões que têm sido recorrentemente abordadas e identificadas por quem conhece minimamente o nosso sistema educativo.
Numa primeira reflexão regista-se as dificuldades e ineficácia dos apoios aos alunos em dificuldades no seu percurso escolar e sublinha também a importância dos apoios sociais de que beneficia um número muito significativo de alunos. Como já referi, esta constatação é algo de familiar a quem se move nos sistema.
Em reacção a esta divulgação do CNE e às preocupações expressas pela sua Presidente, o Ministério emite um comunicado em que se responsabiliza e garante que todas as crianças frequentarão a escola "com todas as condições de aprendizagem" e que nenhuma criança abandonará o sistema por "dificuldades económicas".
Devo dizer que me parece estranho o ME vir a Público afirmar o que obviamente é da sua responsabilidade.
A questão, essa sim preocupante e que não é de todo estranha, é que o ME tem falhado muitos dos aspectos que são da sua área de competência, o que, aliás, o relatório do CNE também evidencia.
Vir a terreiro "descansar" o País sem enunciar as iniciativas que pretende desenvolver face aos problemas identificados, parece-me uma iniciativa que se enquadra no estilo materno-voluntarista à deriva da Ministra Isabel Alçada. Faltou uma mensagem em vídeo.

2 comentários:

RC disse...

Enfim... que mais posso eu acrescentar a tanta coisinha má que esta e outros governantes nos "dão"?

Dulce Bregas disse...

Dá-me vontade de rir...ou então chorar,porque se para o ano a minha filha não tiver subsídio...simplesmente não irá para o 8º ano,é simples...e então?O nosso 1º ou a nossa querida Ministra da Educação vai ajudar-me e pagar os livros,material,transporte etc???Que bom,então posso ficar descansada...desculpem o sarcásmo mas estou muito em baixo com isto tudo.Beijinhos!!!