quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROCESSO CASA PIA, LEMBRAM-SE?

Aparece hoje na imprensa uma referência da Dra. Catalina Pestana à actuação da Juíza responsável pelo processo Casa Pia que ao descobrir factos novos nos materiais recolhidos levará ao eventual prolongamento. Esta referência permitiu recordar que o julgamento se iniciou em 2004 e que não se vislumbra o fim. Deu para ficar incomodado com o impacto negativo que este arrastamento, enredado em teias processuais e expedientes de manhosice jurídica, tem na representação que os portugueses têm do funcionamento da justiça.
Recentemente foi apresentado um livro da autoria de um dos jovens que terá sido vítima de abusos. Estes continuam a aguardar, provavelmente sem esperança, uma reparação formal, em sede de justiça, pelo que sofreram.
É minha convicção que a generalidade das pessoas estará convencida de que o julgamento “não vai dar nada” depois de anos de duração.
É assim que se alimenta uma das mais perigosas percepções sociais instaladas entre nós, a percepção de impunidade, de que não acontece nada, sobretudo a pessoas de mais elevado estatuto social.

Sem comentários: