sábado, 31 de outubro de 2009

BOCAS DESENVOLVIDAS

Apesar de não estar particularmente atento e, portanto, não ter registado todo o anúncio, apanhei o essencial que me deixou pasmado. A Chicco, empresa fabricante de artigos para o mundo dos bebés e das crianças, apresentava uma chupeta que promove o desenvolvimento da boca, isso mesmo, o desenvolvimento da boca, seja lá isso o que for.
É evidente que tudo na nossa vida se constitui em alvo de mercado, para tudo consumimos qualquer coisa. Também é verdade que a publicidade é criativa, é manipuladora das nossas motivações, é sedutora indo de encontro aos nossos sonhos, é dissimulada na forma como nos cativa e induz no consumo de qualquer coisa, necessária ou não. E neste quadro a publicidade, os seus meios e discursos são de uma latitude sem limites, quase, não estou, como é óbvio, a falar dos limites legais.
Acho fantástica a ideia de uma chupeta que promove o desenvolvimento da boca, mas ainda não consegui perceber. Tenho que consultar uns amigos pediatras, mas estou a tentar imaginar bocas desenvolvidas, como serão? Como se terão desenvolvido as nossas bocas sem a chupeta Chicco? Bom, daqui uns anos sempre se poderá falar da primeira geração de bocas Chicco. Então, com um mundo de bocas desenvolvidas, estas tornar-se-ão mais valiosas. Acabaram-se as bocas sub-desenvolvidas, foleiras, anémicas, feias. Corram pais, adquiram a chupeta Chicco, cuidem do desenvolvimento das bocas dos vossos filhos, eles vão precisar de bocas desenvolvidas.
Só falta o remake do velho slogan “Palavras para quê, é uma boca Chicco”.

Sem comentários: