terça-feira, 20 de outubro de 2009

COM QUALIDADE, ESTAMOS NO BOM CAMINHO

Depois de décadas política educativa assente no equívoco de um sistema de ensino unificado, decorrente da convicção de que todos os alunos fariam exactamente o mesmo percurso escolar e acabariam no ensino superior universitário, verificou-se o óbvio, índices devastadores de abandono e insucesso. Nessa altura inicia-se então uma oferta profissionalizante que, por mau marketing político e em resultado do quadro de insucesso e abandono é entendida pela comunidade como uma via de segunda, ou seja, encaminha-se para as vias profissionalizantes “quem não tem jeito ou falha na escola”. Com este entendimento, durante algum tempo, a escolha era pouco significativa e a oferta pouco consistente e avulsa.
Finalmente, parece que se entra no caminho mais ajustado, diversificação de percursos educativos através do alargamento da oferta educativa, designadamente a partir do 3º ciclo, e que se deseja assente em dois princípios importantes. Em primeiro lugar que surja na generalidade dos estabelecimentos de ensino e seja tratada e entendida em pé de igualdade com a formação mais escolar e, em segundo lugar, que se desenham modelos de organização dessa formação com padrões de qualidade e com a possibilidade de reentrada em processos de formação mais académica.
De qualquer forma, é de registar este aumento da oferta de formação condutora à aquisição de competências profissionais. É urgente e imprescindível a qualificação da nossa comunidade.

Sem comentários: