segunda-feira, 2 de março de 2009

OFF-SHORES COM SUPERVISÃO É "LESA NATURA"

É interessante a análise do Ministro Teixeira dos Santos. Concorda com o desmantelamento dos off-shores, mas admite a manutenção do off-shore da Madeira porque tem regras, existe informação e pode ser supervisionado. Em primeiro lugar, distinguir entre off-shore bons e maus é algo que não lembra a ninguém, considerando a natureza desses organismos. Mas para não bulir com muitos interesses que passam pela Madeira, fica simpático achar que é uma realidade diferente e parte do pressuposto, de novo, que o pessoal é néscio, acredita que só se fazem negócios manhosos nas Ilhas Cayman.
Depois, o Ministro quer-nos convencer que existe capacidade de regulação e supervisão sobre o off-shore da Madeira. Nenhum de nós terá dúvidas, basta atentar na altíssima eficácia da supervisão nos episódios que têm afectado a banca em Portugal. Os processos relativos ao BPP, ao BPN e a SLN são excelentes exemplos de rigor e qualidade na regulação. No buraco sem fundo que é o circuito dos off-shores a supervisão seria certamente eficaz.
Era mais transparente dizer qualquer coisa como, sabemos exactamente o que se passa e para que servem os off-shores, mas não dá muito jeito nem é possível acabar com eles.

Sem comentários: