segunda-feira, 23 de março de 2009

PROFESSOR DOUTOR JOSÉ MOURINHO, UM MONUMENTO DE SALOIICE

Para não ser acusado de preconceito uma afirmação de início, gosto muito de futebol. Dito isto, a atribuição de um doutoramento “honoris causa” a José Mourinho pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, é um monumento de saloiice.
Os doutoramentos honoris causa destinam-se ao reconhecimento de carreiras de mérito que se desenvolveram fora do mundo universitário, mas cujo conteúdo e relevância científica e social é, assim, reconhecido pelos académicos. A carreira bem sucedida de José Mourinho, nesta fase ainda relativamente inicial, sendo, naturalmente, de aplaudir, não autoriza a atribuição de um doutoramento honoris causa. Ou estamos em presença de uma atitude da Faculdade apanhar boleia no trajecto de Mourinho, vejam, foi nesta escola que se licenciou e é um mau sinal para uma Faculdade com o prestígio da FMH ou, considerando as carreiras profissionais longas e meritórias de muitos portugueses a atribuição deste doutoramento é um desvirtuar saloio da essência de um honoris causa. Não será, aliás, por acaso que a situação é desconfortável para muitos docentes da Faculdade de Motricidade Humana.
O Portugal dos Pequeninos no seu melhor.

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que usa a palavra saloio de modo depreciativo? Saloio é um natural da zona (rural)de Sintra. Tem alguma coisa contra Sintra? Contra os saloios? Concordo plenamente consigo, mas nao consegue arranjar outra palavra mais adequada?

Zé Morgado disse...

Meu caro anónimo,
Como poderá verificar pelo texto a utilização do termo "saloio" é feita remetendo para um significado possível para o termo. Não me passa pela cabeça que pudesse ser interpretado como uma depreciação à população a que se refere. Queira aceitar as minhas desculpas mas, em todo caso, a utilização da língua pode criar equívocos, já me chamaram gordo e careca para me "agredir" e já me chamaram gordo e careca para me descrever. As minha renovadas desculpas

Unknown disse...

Preferia que o meu filho fosse saloio do que fosse como o Mourinho.

Concordo plenamente consigo mas não consigo arranjar palavras mais adequadas.

Abraço
António Caroço

Dylan disse...

Enquanto o nosso maior tesouro, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, ardeu nos últimos dias mais do que durante todo o ano de 2008, o País continua a acompanhar a saga histérica acerca do futebol e das penalidades duvidosas. Como não bastasse, até títulos "honoris causa" são atribuídos aos futeboleiros interrompendo emissões televisivas para colocação em directo da respectiva entronização! O País, como a floresta, vai ardendo nesta fogueira de vaidades e não vai aparecendo ninguém com outro tipo de méritos que nos possa tirar deste marasmo intelectual. Com a conivência da comunicação social, por momentos esquece-se a crise e o desemprego, substituídos por valores desinteressantes e vulgares. Esta obsessão pelo futebol mostra a tacanhez dum povo que outrora foi esplendoroso e artífice de grandes descobertas.


http://dylans.blogs.sapo.pt/