terça-feira, 17 de março de 2009

A IGREJA PRESERVADA

O Papa Bento XVI vem, sem surpresa, questionar o uso dos preservativos como forma de combate à pandemia da infecção por HIV. Não me parece de estranhar. A hierarquia da Igreja insiste em não perceber que o mundo é composto de mudança tomando sempre novas qualidades, como diz Camões. Assim, numa posição completamente fora do tempo até ao arrepio do que muitos sectores da Igreja que conhecem os problemas reais sustentam, vem defender o indefensável, a abstinência como forma mais eficaz de combate à SIDA. Parece, aliás, bastante plausível e realista este discurso de defesa da abstinência e castidade, o qual, como é sabido, nem algumas figuras da igreja seduz.
Este tipo de posições, na linha do que outras figuras menores têm vindo a defender, explica como a Igreja se afasta dos problemas dos cidadãos e vive num mundo irreal e hipócrita, apenas contrariado por algum clero que, por viver perto das pessoas e não nos castelos dourados já perto do céu, têm uma consciência clara dos dramas que se vivem e entendem, por exemplo, que o preservativo é uma arma, não a única, mas importante no combate ao drama da SIDA.
Mas Bento XVI não quer perceber isto.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que me preocupa é o facto do Sr. Papá não perceber que enquanto defende que o melhor método é a abstinência existem, nesse exacto momento, tantas e tantas pessoas a morrerem, com um simples e oportunista constipação, por terem sido infectado com o VIH. É inacreditável, quanto a mim, que em pleno século XXI, a Igreja Católica continue a defender crenças de há tantos anos atrás. É por essas e também por outros (de igual modo grave) que todos os dias a Igreja perde seguidores. Eu até posso compreender algumas crenças da Igreja Católica mas acho de extremo egoísmo quando essas crenças põem em risco milhares de vidas de crianças, homens e mulheres. Afinal, e peço desculpa pelo desabafo, onde está o "amor ao próximo" que a Igreja tanto defende?!

Aventura Social disse...

É mesmo! inacreditavel...uma responsabilidade no campo da saude pública que.. quem vai assumir?


umaventurasocial.blogspot.com/2009/03/honestidade-brutal.html