segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Afinal apareceu ..o Dr. Alberto João

Contrariamente ao que alguns profetas vaticinavam o Dr. Alberto João mais uma vez participa activamente no Carnaval. Este ano resolveu aparecer em trajes de "político à portuguesa", com a consequente "pose de estado" e com um léxico absolutamente coerente com a personagem, não faltando sequer a presença da comunicação social. Foi um gosto ouvir falar de aspectos como "respeito pelas instituições", "respeito pela democracia", "novo ciclo", "desenvolvimento", "nós os bons e puros", "os maus, todos os outros", etc. Certamente por distração num ponto ou noutro ainda pareceu igual a si próprio ao afirmar por exemplo: "recandidato-me porque não quero que se siga um governo de medíocres e incultos ". Globalmente creio que foi um bom desempenho.

Ao anunciar a sua demissão / recandidatura, alguns dirão que será uma tentativa de aproveitar esta onda da contestação à "lei das finanças regionais" para, com uma campanha populista e demagógica (não me parece, não faz o género), procurar agora uma maioria absoluta que em 2008 não estaria segura ou que o Dr. Alberto João também se serve da ocasião para pregar uma carnavalesca partida ao seu colega de partido, o ex-Sr. Silva, actual Senhor Presidente da República, pois, ao afirmar que a maioria absoluta regional inviabilizará a constituição de novo Governo, caberá naturalmente ao PR a responsabilidade de desencadear o processo de eleições antecipadas.

Mas eu não acredito nestas análises, creio tão somente que, como na imagem que o próprio referiu no discurso, o Dr. Alberto João quer continuar a construir a sua casa com o dinheiro que está no banco. Apenas uma pequena nota, o dinheiro não é só dele e há mais casas para construir.

Sem comentários: