sábado, 24 de setembro de 2022

OS DIAS DO ALENTEJO

 Nas duas últimas semanas chegaram as primeiras chuvas ao Alentejo. Por pouco não se cumpria a tradição de termos chuva na Feira d´Aires que se realiza este fim-de-semana neste canto alentejano.

Desde há muitos meses, demasiados meses, que tal não acontecia e o calor foi áspero. A terra gretada e desesperada por água agradeceu, já está a mudar de cor para um castanho mais escuro e amaciou. É uma terra milagrosa, uns dias de chuva e o pasto já está a nascer e vai ganharum verde que é vida e rapidamente irá tapar o castanho que ainda predomina.

Deu para fabricar um bom bocado de terra para começar a preparar a horta, o alho francês e as diferentes espécies de couve que compõem os pratos de Inverno já estão na terra. O cheiro da terra molhada a ser fabricada é redentor e assinala um novo começo. Seria desejável que este novo começo fosse mais amplo.

Também por esta altura é o tempo das nozes, a maior parte ficará apanhada esta semana. Algumas ainda não largam bem o involucro, têm um óleo que custa a sair da pele e nem sempre as luvas conseguem evitar umas mãos coloridas. Parecem boas, terão de secar um pouco e durarão até ao próximo ano.

E são assim os dias do Alentejo, agora menos completos, não temos o Mestre Marrafa aqui na lida com a gente.



Sem comentários: