sábado, 10 de setembro de 2022

AS PALAVRAS ADEQUADAS

 Entre as diversificadas actividades de aprendizagem da escrita e da leitura nos primeiros anos de escolaridade, muitos professores recorrem ao completamento de frases ou pequenos textos com espaços em branco que os alunos devem preencher com as palavras adequadas retiradas de uma pequena lista, ou, mais difícil, escolhidas pelos alunos.

É um exercício engraçado que após o domínio aparente das competências de leitura e escrita deixa de ser realizado o que, do meu ponto de vista, não deveria acontecer.

Ao longo do nosso crescimento e aprendizagem assume progressiva importância a escolha das palavras adequadas. Em muitas circunstâncias da nossa vida e por razões bem diferentes na sua natureza, experimentamos sérias dificuldades na utilização das palavras ajustadas. Umas vezes, faltam-nos e sem a lista à mão ficamos aflitos para encontrar a boa palavra. Outras vezes, sobram-nos e nem sabemos muito bem o que fazer com elas, onde as colocar e quais.

Na verdade, já todos passámos por muitas situações em que não ouvimos ou dissemos as palavras adequadas. Pode ser maior ou menor, mas é um embaraço que repetidamente nos acontece.

É por isso que julgo ser importante continuar durante a vida a aprender a escolher as palavras certas para o que queremos dizer.

Sem comentários: