quarta-feira, 11 de setembro de 2019

DA CORRIDA DE OBSTÁCULOS


A imprensa de hoje divulga que a Organização Mundial do Turismo considerou Portugal como Destino Turístico Acessível na primeira vez que tal classificação é atribuída. Esta iniciativa pretende reconhecer o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo.
Apesar do registo positivo, sabemos e não podemos esquecer o quanto está por fazer e as dificuldades decorrentes da corrida de obstáculos em que se transforma a vida das pessoas com deficiência ameaçando os seus direitos e bem-estar bem como das suas famílias. São por demais evidentes as dificuldades em áreas como, educação, saúde, trabalho e emprego, segurança social, acessibilidades, autonomia, independência ou autodeterminação.
De facto, as crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, as suas famílias e muitos professores e técnicos de diferentes áreas sabem, sobretudo sentem, um conjunto enorme de dificuldades para, no fundo, assegurar não mais do que algo básico e garantido constitucionalmente, os seus direitos. É assim que as comunidades estão organizadas, pelo que não representa nada de extraordinário e muito menos um privilégio.
Como também é evidente, as minorias são sempre mais vulneráveis, falta-lhes voz.
Como sempre afirmo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como cuidam das minorias.
Neste sentido e apesar de um quotidiano que não é fácil, longe disso, também creio que é de registar positivamente o caminho que se vai realizando, neste caso na área do turismo.

Sem comentários: