terça-feira, 3 de setembro de 2019

CRIANÇAS DESAPARECIDAS


No JN encontra-se uma peça sobre a inquietante questão de crianças e adolescentes desaparecidas em Portugal. Nos últimos anos tem-se verificado uma média de 1400 crianças desaparecidas por ano. Apesar de alguns casos envolverem situações de crime, felizmente a esmagadora maioria são rapidamente encontradas, quase sempre por sua iniciativa. No entanto, existem crianças e adolescentes cujo desaparecimento envolve algum tipo de crime.
 Lamentavelmente, nem sempre os processos decorrem assim, recordemos as tragédias mais mediatizadas que envolveram o Rui Pedro desaparecido há mais de 20 anos em Lousada no norte de Portugal e a Maddie McCann em 2007 no Algarve, dos quais nada se sabe sobre o que lhes terá acontecido.
De há uns anos para cá tem sido feito um esforço nacional e internacional no sentido de aumentar a eficácia na abordagem a situações desta natureza bem como dedicar maior atenção aos factores de risco de que a título de exemplo se citam as redes sociais, que não podendo, obviamente, ser diabolizadas, apresentam alguns riscos que não devem ser negligenciados. Acresce a tragédia que envolve o desaparecimento de crianças no âmbito da crise dos refugiados e assume proporções alarmantes constituindo uma acusação fortíssima à mediocridade das lideranças mundiais e à ineficácia dos dispositivos de defesa e apoio aos grupos mais vulneráveis
Merece ainda registo o aumento significativo de crianças desaparecidas através do rapto parental em contexto de separações familiares com algo grau de litígio e que, evidentemente, implicam enorme sofrimento para todos os envolvidos, em particular para os mais vulneráveis, as crianças.
Creio ainda que importa reconhecer a existência de muitas crianças que parecem desaparecidas, mas que por estranho que possa parecer … estão à vista. São situações com contornos menos trágicos e evidentes e que por desatenção passam despercebidas.
Na verdade, existem muitíssimas crianças e jovens que vivem à beira de pais e professores, de nós, e passam completamente despercebidas, são as que designo por crianças transparentes, olhamos para elas, através delas, como se não existissem. As razões são muitas e as mais vulneráveis tornam-se mais transparentes. Não estando desaparecidas, estão abandonadas. Algumas delas não possuem ferramentas interiores para lidar com tal abandono e desaparecem, mantendo-se à nossa vista, no primeiro buraco que a vida lhes proporcionar, um ecrã, outros companheiros tão abandonados quanto eles, o consumo de algo que lhes faça companhia ou a adrenalina de quem nada tem para perder.
Em boa parte das situações, por estes ninguém procura.
E alguns, por vezes, também se perdem de vez.

Sem comentários: